quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Caramujo




  Caramujo ou Burrié é um molusco gastrópode aquático. Tem a concha em espiral, com as voltas ou giros no mesmo plano, recebendo por isso a denominação de planorbídeo. Os caramujos ou planorbídeos criam-se e vivem na água doce de córregos, riachos, valas, alagados,brejosaçudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza.
Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes.
Existem caramujos nocivos e caramujos inofensivos ao homem. Entre os tipos nocivos encontram-se o Biomphalaria tenagophilaB. glabrata e B. straminea, que podem transmitir aesquistossomose.
É muito comum a confusão entre caramujos e caracóis, na verdade são animais cuja aparência é muito próxima, mas que são bem diferentes. Os caramujos são animais aquáticos e respiram por um sistema semelhante aos peixes, enquanto os caracóis são animais terrestres e dotados de 1 pulmão, portanto se um caracol for lançado à água ele morrerá afogado, mesmo porque sua anatomia não permite que o mesmo nade.
  • Caramujo e caracol não são nomes validados (ou científicos, a nível de espécie ou outra categoria taxonómica superior) de organismos biológicos, somente são nomes comuns para gastrópodes que possuem uma concha ou um remanescente dela (a diferença das lesmas, mas isso é somente um artifício popular, taxonomicamente não existe uma diferença real, e tem muitas famílias de gastrópodes com especies com ou sem concha), mas a maioria das lesmas possuem uma "placa" dorsal, que corresponde a uma concha reduzida ou vestigial. Outra classificação popular é a em que caramujos são os animais que têm a concha em espiral com "ponta", e os caracóis os que têm uma concha mais arredondada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário