quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lacraia



  Lacraias ou centopeias (Scolopendra spp.) são animais peçonhentos (cujo veneno não é muito perigoso para o homem) pertencentes à classe Chilopoda.
Têm o comportamento típico de levantar a cauda, quando ameaçadas. No entanto, não é na cauda que se encontram os ferrões e sim nos maxilípedes. Algumas espécies de centopeias são inclusive capazes de comer pequenos roedores, anfíbios e até mesmo serpentes. São extremamente ágeis e vivem em ambientes húmidos sob folhas e troncos podres, à procura das presas com que se alimentam.
Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde. Podem também ser encontradas em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos, enfim, em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja húmida.
As lacraias ou centopeias, são animais peçonhentos, uma vez que possuem uma glândula inoculadora de veneno e podem produzir acidentes dolorosos. Na maioria dos acidentes, em geral ocorridos na manipulação de objetos onde este animal estava escondido, o quadro clínico não é grave, variando de acordo com o número de picadas, e da sensibilidade ao veneno por parte da vítima.
Na superclasse myriapoda os animais apresentam os órgãos de tomosvary, que são higroreceptores. Graças a esses órgãos elas conseguem procurar um local de maior umidade. Os miriápodes têm grandes problemas com a perda de água. Um dos fatores são os espiráculos (respiração) que se encontram abertos, facilitando a perda de água por evaporação.
As lacraias são quilópodes, são animais de sexos separados e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto. São animais com o corpo formado por numerosos segmentos, com pares de pernas articuladas. Os quilópodes possuem um par de pernas em cada segmento; possuem o corpo dividido em cabeça e tronco. Na cabeça, possuem um par de antenas e olhos simples.
É um mito popular que elas transmitem doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário